Como fazer resoluções para o novo ano

by Miguel Gomes on 8 08Etc/GMT-1 Janeiro 08Etc/GMT-1 2009

Resoluções para 2009Nesta altura do ano, costumamos apresentar resoluções para o novo ano que começa.

Não vou ser diferente, e também vou fazer algumas resoluções que pretendo cumprir no ano de 2009.

Mas, antes de deixar aqui as minhas resoluções, vou primeiro deixar alguma dicas do que deve ser uma boa resolução e de como adoptar uma resolução. Isto porque queremos chegar ao fim do ano e sentir que tudo fizemos para cumprir o que nos havíamos prometido.

Ficam algumas dicas.

  • Ter vontade de cumprir a resolução. Parece óbvio, mas acaba por ser a dica mais importante. Se tiver o objectivo de deixar de fumar em 2009, tem que ser porque realmente acha que é tempo de deixar de fumar e tem força para o fazer. Se vai fazer essa resolução só porque quer agradar à sua família ou aos seus amigos, então nunca o vai conseguir.
  • Tem que ser realizável. Não vale a pena dizer que quer correr a maratona este ano, se tem 20 ou 30 kgs a mais do que o seu peso ideal, e se não consegue correr 500 metros seguidos. Tente uma resolução mais modesta primeiro.
  • Mantenha a resolução simples. Em vez de dizer “Vou remodelar a casa”, tente ir por passos. Diga “Vou remodelar a sala”. Assim o trabalho é menor, custa menos dinheiro e demora menos tempo. Tem também mais probabilidade de ser uma resolução bem sucedida.
  • Divida uma grande resolução em objectivos mais pequenos. Esta dica está intimamente relacionada com a anterior, quanto mais simples for uma resolução, maior será a sua vontade para a concluir e maior a probabilidade de a conseguir cumprir.
  • Comprometa-se. Tal como eu fiz no meu post para perder barriga. Assuma o compromisso e conte à sua família e amigos, o que pretende cumprir este ano. Assim aumentará a pressão sobre si, e terá mais vontade de cumprir a resolução para não ficar mal.
  • Comemore de cada vez que concluir uma resolução. Este é uma dica muito importante. Comemore de cada vez que conseguir cumprir uma resolução. Isto aumentará os seus níveis de confiança, e ajudará a cumprir outras resoluções.
  • Seja feliz. Leia o meu post anterior sobre alterar a sua rotina e ser mais feliz. Faça resoluções que o façam feliz, e não que lhe tragam a infelicidade. Seja feliz, ame a vida e ame o próximo. Faça com que 2009 seja um ano inesquecível!

No meu próximo post, vou deixar as minhas próprias resoluções em que obviamente incluo as resoluções para o Neturalmente. Até lá!

Leave a Comment

Previous post:

Next post: