Tratamento natural da sinusite

by Miguel Gomes on 8 08Etc/GMT-1 Maio 08Etc/GMT-1 2010

Tratamento natural da sinusite A sinusite é uma inflamação dos seios perinasais e das vias nasais e conduz frequentemente a infecções dos seios perinasais.

Há alguns factores que contribuem para o agravamento da sinusite, que são as substâncias que irritam o nariz como os gases dos tubos de escape, o tabaco, os locais com fumo, pó e pólen, bem como as alergias muitas vezes devidas a lacticínios e ao trigo, que formam muco, além de um sistema imunitário enfraquecido.

Demasiado álcool, alimentos fritos ou stress, falta de sono ou excessos alimentares enfraquecem o sistema imunitário. As vitaminas A e C e o zinco, entre outros nutrientes, ajudam a estimular a imunidade. Para controlar a inflamação, também são necessárias as gorduras essenciais, a este propósito veja o artigo alimentos para combater o reumatismo e a inflamação crónica.

Conselhos alimentares
Coma pouco, mas coma muitos alimentos vitais como fruta e legumes biológicos da melhor qualidade, além de sementes. Precisa de proteínas (quinoa, sementes, frutos secos, peixe, tofu, etc…), mas evite alimentos que formam muco, como o leite, os ovos e a carne.

Beba chá, feito em casa, de gengibre e canela (cinco pedaços de raiz de gengibre fresco e um pau de canela para um  litro de água a ferver) ou chá de unha-de-gato para estimular o sistema imunitário.

Inalar e lavar
Inale óleo de eucalipto, no banho ou pondo-o por baixo do nariz (tenha cuidado para não irritar demasiado a pele!), para impedir o bloqueio das vias nasais, pode também espalhar bálsamo de tigre no peito.

Lave frequentemente cada narina com água morna salgada para ajudar a dissolver as secreções.

Suplementos que pode tomar.

{ 2 trackbacks }

Tweets that mention Tratamento natural da sinusite | Neturalmente -- Topsy.com
9 09Etc/GMT-1 Maio 09Etc/GMT-1 2010 às 17:55
Sinusite | Beira Alta
7 07Etc/GMT-1 Novembro 07Etc/GMT-1 2011 às 18:37

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: