A osteoartrite ou artrose (artrite degenerativa, doença degenerativa das articulações), é uma perturbação crónica das articulações caracterizada pela degeneração da cartilagem e do osso adjacente, que pode causar dor articular e rigidez.

Agricultura Biológica Pode aliviar a dor provocada por esta condição física, usando três campos diferentes, a nutrição, a suplementação e o exercício, que funcionam em sinergia, ou seja, quanto mais fizer, melhor para si.

Nutrição
A artrose é uma doença inflamatória, e por isso deve procurar comer alimentos que ajudem a reduzir a inflamação, e evitar os que agravam essa inflamação.

A dieta mediterrânica (rica em vegetais, e com quantidade moderada cereais integrais, de nozes, sementes e peixes) é óptima para reduzir a inflamação, mas, no geral, deve evitar alimentos processados e obter boas quantidades de ómega-3 (ácidos gordos saudáveis presentes no peixe e óleo de linhaça). Coma também regularmente bróculos e espinafres, que são ricos em antioxidantes, e ajudam a aliviar a inflamação.

Suplementação
Ainda que toma anti-inflamatórios não esteróides, para aliviar a dor, a sua cartilagem vai continuar a degenerar, por isso, deve tomar suplementação para recuperar a cartilagem, aliviar a dor e diminuir a inflamação.

A glucosamina e a condroitina são duas substâncias naturais presentes na cartillagem, e a investigação afirma que são dos melhores suplementos no tratamento da osteoartrite. Tome entre 1500mg e 3000mg de glucosamina por dia e entre 800mg a 1200mg de sulfato de condroitina. Tome também cerca de 2000 UI de Vitamina D, uma vez, que alguns estudos concluíram que doses baixas de vitamina D, estão associadas ao desenvolvimento da osteoartrite.

Exercício
A actividade física vai fortalecer os músculos que suportam as articulações afectadas. O exercício regular também mantém a sua mobilidade e ajuda a evitar o ganho de peso (que acaba por agravar a osteoartrite).

Faça algum exercício fácil para as suas articulações, como caminhada, natação, ioga ou chi kung. No entanto obtenha sempre a aprovação do seu médico para o exercío que vai praticar.

Aliviar as dores e recuperar alguma qualidade de vida é possível, faça o que conseguir destes conselhos e se quiser, comente neste artigo a sua experiência.

Random Posts