10 regras para permanecer saudável – parte 1

by Miguel Gomes on 2 02Etc/GMT-1 Fevereiro 02Etc/GMT-1 2011

1 – Não se deixe afectar pelo stress

10 regras para permanecer saudável - parte 1O stress danifica o sistema imunológico e o coração e alguns estudos sugerem que aumenta a probabilidade de contrair infecções bacterianas, tal como a tuberculose. Há também evidências de que a aprendizagem de técnicas de relaxamento é crucial.

O exercício é uma das melhores maneiras de evitar o stress, e uma caminhada vigorosa, reduz a tensão em cerca de 20% no corpo. Uma dieta rica em frutas e legumes é também crucial.

E rir também ajuda!  O riso liberta endorfinas que funcionam como um libertador natural do stress.

2 – Junte levedura de cerveja à sua refeição.

Basta uma colher de sopa de levedura de cerveja, para que tenha a dose diária de vitaminas do complexo B, entre elas a tiamina, riboflavina, biotina, niacina e ácido fólico.

Sem estas vitaminas, e em quantidade suficiente, o corpo não é capaz de metabolizar os hidratos de carbono, as gorduras e as proteínas.

As vitaminas do complexo B, são também essenciais para um cabelo saudável, para a pele, sistema nervoso, células sanguíneas, glândulas hormonais e um sistema imunitário reforçado.

Uma colher de sopa por dia, misturada na comida é o suficiente para ter todos os benefícios da levedura de cerveja.

3 – Comer menos

Já há muito que se sabe, que animais alimentados com menores quantidades de comida vivem mais, e estudos recentes indicam que a restrição calórica em humanos leva a ter menos problemas de saúde relacionados com a idade, tal como problemas coronários, cardíacos, diabetes e Alzheimer. Comer 25% menos do que come agora, pode reduzir os seus níveis de colesterol, triglicerídios e pressão sanguínea.

No entanto, informe-se com um nutricionista antes de começar uma dieta de restrição calórica, uma vez que é muito fácil cometer erros quando se começa a fazer uma dieta deste tipo, levando a má nutrição. Pode também visitar o seguinte site (em inglês), para ter mais informação sobre a restrição calórica: http://crsociety.org/

4 – Não fuja das bactérias

Viver num ambiente estéril e asséptico, por incrível que possa parecer, não é bom para a sua saúde. As bactérias e os nossos corpos têm uma relação simbiótica, em que sua presença ajuda o nosso corpo a permanecer saudável e equilibrado. Os “bons” germes podem melhorar o seu metabolismo, melhorar a sua imunidade e reduzir a inflamação.

Por isso, vá lá fora, tenha muito contacto com a Natureza e não tenha medo de se sujar! E em vez de esfregar os alimentos crus, dê-lhes uma lavagem rápida.

5 – Opte por remédios naturais

Não precisa de ter um armário cheio de suplementos, algo tão simples como o chá verde ajuda a melhorar a sua saúde e o sistema imunitário. Como já vimos no Neturalmente, nos artigos Chá verde: Benefícios para a saúde suportados em estudos científicos, e porque deve beber chá em vez de água, o chá verde ajuda a aumentar o seu metabolismo, queimar gordura, proteger de doenças hepáticas, controlar os níveis de açúcar no sangue e baixar os níveis de colesterol.

Um conselho, use chá verde sem sabores adicionados e se possível em folhas, em vez de usar as carterinhas que se vendem no supermercado.

{ 2 trackbacks }

Levedura de cerveja | Beira Alta
7 07Etc/GMT-1 Novembro 07Etc/GMT-1 2011 às 16:35
Remédios naturais | Beira Alta
7 07Etc/GMT-1 Novembro 07Etc/GMT-1 2011 às 16:44

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: