Dieta e regime de desintoxicação do fígado V

by Miguel Gomes on 16 16Etc/GMT-1 Maio 16Etc/GMT-1 2009

Este é o último post da série Dieta e regime de desintoxicação do fígado, e vamos ver quais as plantas medicinais  e suplementos alimentares que podemos usar para a desintoxicação do fígado.

Deixo-vos um pequeno descritivo das plantas mais usadas.

  • Alcachofra – É diurética, desintoxicante, depurativa e promove a digestão das gorduras
  • Boldo – Aumenta e favorece o fluxo biliar
  • Borututu – É uma raiz rica em quinonas, catequinas, polióis e biflavnóides altamente desintoxicante e purificadora.
  • Cardo mariano – Contém silimarina, que protege contra as mais severas necroses hepáticas
  • Funcho – Planta excelente para ajudar no processo digestivo. Útil a quem tem problemas de dificuldade de digestão e também prisão de ventre.
  • Taraxaco – contribui para aumentar a produção de bílis

Estas são as principais plantas a ser usadas para a nossa desintoxicação, há outras, mas se usarmos estas, já estamos a fazer um bom trabalho.

Como tomar?

Pode-se fazer uma infusão de só uma das plantas, p. ex., três colheres de sopa para um litro de água, e beber esta infusão ao longo do dia.

No entanto, para o efeito ser melhor, convém fazer uma tisana (mistura de várias plantas). Compra-se um pacote de cada uma delas (ou daquelas que conseguirem encontrar), e juntam-se todas num recipiente. Depois é só usar três colheres de sopa desta mistura para um litro de água e beber igualmente ao longo do dia.

Que Suplemento Alimentar tomar?

Por comodidade, pode-se optar por tomar um xarope, em vez de estar a fazer o chá todos os dias. Não há desvantagens nesta opção, uma vez que o xarope está concentrado e contém todos os princípios activos da planta.

Eu sou um bocado preguiçoso (como alguns já se aperceberam nos meus textos) e por isso costumo tomar um xarope, o Hepabil Xarope para fazer a desintoxicação do fígado. Este xarope já tem uma boa parte das plantas que referi, e actua muito bem no nosso organismo.

Conclusão

Como nota final, devo dizer, que para atingirmos um bom resultado no nosso processo de desintoxicação, não podemos só optar por tomarmos chá ou xarope, mas sim juntarmos um suplemento alimentar (quer na forma de chá ou de xarope) a uma boa dieta de desintoxicação.

Leiam bem a série de posts, saibam quais os alimentos proibidos, e quais os alimentos permitidos, conheçam as regras alimentares, e que refeições desintoxicantes podem fazer.

Com tudo isto, ficaremos um bocadinho mais perto de uma vida mais saudável.

Série Dieta e regime de desintoxicação do fígado: