Dieta e regime de desintoxicação do fígado III

by Miguel Gomes on 12 12Etc/GMT-1 Dezembro 12Etc/GMT-1 2008

Esta é a continuação do post anterior da série sobre desintoxicação do fígado através da alimentação e de produtos naturais.

REGRAS ALIMENTARES

Refeição SaudávelUma dieta não quer dizer morrer de fome ou criar carências vitamínicas num organismo, mesmo quando se sofre de doenças graves. É necessário evitar alimentos nocivos mas fornecer quotidianamente ao organismo vitaminas e minerais.

Proteínas-1 porção por dia
Farináceos-1 porção por dia

Legumes – 4 porções por dia podendo 2 serem cozidas e 2 serem legu­mes verdes

Alimentos cozidos 40%
Alimentos crus 60%

Contrariamente a hábitos mais vulgarizados de comer carne ou peixe 2 vezes por dia devemos fazer apenas uma refeição diária de proteínas animais, subanimais ou vegetais e uma outra de farináceos evitando misturá-los por causa das fermentações e gases que podem causar na digestão.

Uma ou outra refeição deve ser acompanhada por legumes. verdes cozidos ou crus.

COZEDURA DOS LEGUMES

Saber cozer os legumes é uma arte que pede um mínimo de atenção. As cozeduras rápidas em lumes muito fortes ou violentos, com demasiada água, destroem a maioria das vitaminas, minerais e enzimas. Sem esquecer também como alteram o sabor que lhe é conferido justamente pelos sais minerais.

É necessário cozer os legumes quase com o proprio vapor. Podemos utilizar uma panela onde possamos fazer a cozedura a vapor ou então envolvê-los em papel de alumínio e metê-los no forno.

Experimente e verá como são deliciosos. Habitue-se também a parar a cozedura a 3/4 da totalidade.

Se cozer legumes assim desta maneira não deve deitar fora a água da cozedura que serve para fazer as sopas de legumes.

Quanto à sopa também não deve ser muito cozida o que fará perder as qualidades dos legumes e não se deve abusar dela. De evitar também o uso da batata nas sopas, fazer de preferência purés de legumes a que pode juntar abóbora, farinha de soja, cevada ou arroz integral.

Os alimentos crus são mais digeríveis e indispensáveis pelo seu valor em vitaminas, minerais, enzimas e fibras. Além disso limpam e desintoxicam o organismo.

EXEMPLO DE 1 PRATO CRU

Alface, cenouras raspadas, beterrabas raspadas, tomate às rodelas e 1 requeijão cortado aos cubos e misturado.

Temperar a gosto não esquecendo a salsa e o alho picados. (para variar pode utilizar, espargos, espinafres, rabanetes, aipo, feijão verde ligeiramente cozido e 1 ovo quente ou escal­fado)

SUMO DE LEGUMES E FRUTOS

Podem ser incluídos nos 60% dos alimentos crus. Bebê-los entre as refeições ou então 10 minutos antes destas. Aconselham-se os sumos de cenoura, beterraba, maçã, pera, nabo, etc.

Os sumos podem combinar-se de maneira a ter um sabor torna-se mais agradável. Por exemplo podemos combinar:

Cenouras + espinafres

Maçã + nabo

Cenouras + beterrabas

Ananás + pepino

Recomendo de preferência legumes biológicos, cultivados sem adubos químicos, nem pesticidas, prejudiciais para a saúde humana. Além disso são cultivados em terras pobres contendo por isso ainda menos valor nutritivo.

Série Dieta e regime de desintoxicação do fígado:

Leave a Comment

Previous post:

Next post: