Cuidados alimentares a ter em caso de gripe

by Miguel Gomes on 19 19Etc/GMT-1 Setembro 19Etc/GMT-1 2009

A gripe é uma doença infecciosa que requer cuidados alimentares relativamente simples.

Cuidados alimentares a ter em caso de gripe

Foto por Bob Reck

No caso de pessoas saudáveis, isto é, que não sofrem de doença crónica, a hidratação é o principal cuidado a não esquecer. Febre alta, vómitos, diarreia e tosse provocam naturalmente desidratação, o que piora o estado do doente. É portanto fundamental manter o corpo bem hidratado.

As pessoas com doenças crónicas (por exemplo Diabetes, Asma, Obesidade, Doença Cardíaca…) têm, é claro, que se preocupar com a hidratação, mas devem sempre seguir as indicações do respectivo médico de família que terá em consideração o facto de serem simultaneamente doentes crónicos e terem contraído gripe.

Frequentemente quem está com gripe sente astenia, isto é, fraqueza, cansaço e falta de apetite. Mas, deixar de comer enfraquece o doente e dificulta a recuperação. E quanto mais fraca e cansada uma pessoa se sente, menos come. Por isso, para quebrar este ciclo vicioso deve-se procurar comer em pequenas quantidades mas amiudadas vezes.
As pessoas mais frágeis, porque são doentes crónicos ou com mais idade, têm mesmo que evitar ficarem desnutridas para assim combaterem melhor a doença.

Fonte:
Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

Leave a Comment

Previous post:

Next post: