Chá verde: Benefícios para a saúde suportados em estudos científicos

by Miguel Gomes on 24 24Etc/GMT-1 Setembro 24Etc/GMT-1 2009

Temos lido que o chá verde tem várias propriedades benéficas para a saúde, mas quantas estarão provadas em estudos científicos? Quantas não passarão de sabedoria popular, não se verificando depois em estudos rigorosos?
A pensar nisto, fiz um breve resumo de efeitos benéficos para a saúde obtidos do chá verde que foram demonstrados em diversos estudos. Este artigo não é exaustivo, e podem faltar alguns efeitos benéficos.

Benefícios para a saúde demonstrados por estudos científicos:

  • Um número limitado de ensaios clínicos sugeriu que o consumo regular de chá pode reduzir a incidência e gravidade da cárie. Pode melhorar a saúde oral em geral ao prevenir que os dentes se degradem. (Hamilton-Miller, J. M. T. et al, 2001)
  • Pode ajudar a combater o cancro do pâncreas, próstata, cólon, esófago e boca. ( Chung, F. L. et al,2003)
  • O chá reduz o número de coágulos sanguíneos e diminui a tensão arterial bem como o risco de doenças cardíacas (Vanessa, C. et al, 2004).
  • O consumo de chá encontra-se associado à diminuição de colesterol do soro, prevenção da oxidação da lipoproteína de baixa densidade (LDL) e à diminuição do risco de doença cardiovascular. (MacKay, D. L. et al)
  • Em alguns estudos, o chá foi associado a uma acção anti-alergénica (Yamamoto, M. M. et al, 2007).

Os polifenóis são o grupo mais activo dos componentes do chá e têm efeitos anti-oxidantes, anti-mutagénicos e anticarcinogénicos (Higdon, J. V. et al, 2003).

No entanto há outros compostos no chá verde com interesse para a saúde humana tais como flúor, cafeína, minerais e elementos vestigiais (crómio, potássio e manganês). O manganês é essencial para o crescimento ósseo e desenvolvimento corporal, enquanto que o potássio ajuda a manter o batimento cardíaco e a manter os níveis de fluidos corporais. O consumo regular de chá pode contribuir para os requisitos da dieta diária de alguns destes elementos.

Outros estudos mostraram que o chá verde possui diversas propriedades farmacológicas, que incluem:

  • efeito antioxidante (Serafini, M. et al, 1996)
  • anti-inflamatório (Mutoh, M. et al, 2000)
  • anti-mutagénico (Steele, V. E. et al, 2000)
  • anti-diabético ( Zeyuan, D. et al, 1998)
  • anti-microbiano e  anti-bacteriano (Y, Y. H.-K. et al, 2005)
  • anti-helmíntico (Molan, A. L. et al, 2003)
  • anti-envelhecimento (Esposito, E. et al, 2002).

Outros estudos demonstraram que a co-administração de fármacos com catequinas (EC e EGCG) inibe a glucoronidação e sulfonização de fármacos administrados oralmente aumentando assim a biodisponibilidade de tais fármacos (Hang, L. et al, 2003).

Apesar de terem sido propostos alguns mecanismos para os efeitos benéficos do chá verde, a captura de radicais e as propriedades antioxidantes dos polifenóis do chá são frequentemente citadas como contribuições importantes.

{ 2 trackbacks }

Remédios naturais « Beira Alta
9 09Etc/GMT-1 Novembro 09Etc/GMT-1 2011 às 19:05
Benefícios do chá « Beira Alta
9 09Etc/GMT-1 Novembro 09Etc/GMT-1 2011 às 21:47

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: