Esta notícia constitui uma novidade para mim.
Já sabia que a camomila pode ser usada como calmante, sedativa, para ajudar na má digestão e também em cólicas. Mas, segundo uma notícia do Público sobre um estudo efectuado na Universidade de Toyama, a camomila pode ter também um efeito benéfico para quem sofre de Diabetes do tipo II.
O extracto de camomila terá reduzido os níveis de açúcar e reduziu assim as complicações inerentes à diabeste como a perda de visão ou os danos causados nos rinss.
É mais uma boa razão para beber chá de camomila, que para além de ser extremamente saboroso e calmante pode ser uma ajuda preciosa a diabéticos.
Fica aqui a notícia.
Investigadores japoneses e britâncos alimentaram ratos diabéticos com extracto de camomila. Os resultados foram animadores mas ainda não se sabe quais os efeitos de uma dose diária de chá nos humanos que sofrem de diabetes do tipo 2.
O chá de camomila não trata a doença mas poderá ajudar a prevenir as complicações que por vezes surgem na sequência de diabetes do tipo 2 como, por exemplo, a perda de visão ou os danos causados nos rins. A conclusão, que deve ser lida com cautela, foi obtida na sequência de um estudo com ratos alimentados a extracto de camomila. Numa notícia publicada na BBC online, a equipa de cientistas relata que
a dose de chá terá reduzido os níveis de açúcar e bloqueado a actividade da enzima associada às complicações das diabetes. Porém, é cedo para extrapolar os resultados da pesquisa para os humanos.Os investigadores da Universidade de Toyama alimentaram os ratos doentes durante 21 dias e compararam os resultados com um grupo de controlo de animais diabéticos com uma dieta normal. Os registos mostram que os níveis de glicose no sangue eram significativamente mais baixos nos ratos alimentados com o extracto que aparentemente inibiu a produção de açúcar no fígado. A associação britânica da diabetes reagiu com algum
cepticismo. “É preciso mais investigação antes de avançar para conclusões sobre o papel do chá de camomila no combate às diabetes e suas complicações”, referiu Victoria King à BBC online adiantando que a associação não vai, para já, recomendar aos doentes que aumentem o consumo de camomila. Em vez disso, Victoria King insiste em recomendar aos diabéticos uma dieta saudável, actividade física regular e cumprir a terapêutica prescrita pelo médico.


Bem-vindo ao Neturalmente.com. Sou Miguel Gomes e estou ligado à área das medicinas alternativas, produtos naturais e suplementos alimentares há mais de dez anos.
Estou neste momento a tirar o Mestrado de Bioquímica e Química dos Alimentos além de estar no 4º ano do curso de Medicina Tradicional Chinesa.
3 Users Responded in " Chá de camomila pode ajudar nos casos de diabetes "
Amigo, parabens pelo post. Pela sua experiencia (que pude verificar em seu cv previamente descrito abaixo), o que tem a dizer sobre a redução de glicose com o uso da camomila ?!, assim como a utilização de alcool (não exagerado, como dois calices de vinho por dia por exemplo) no tratamento de diabete tipo II ?!
Agradeço desde já!
Sucesso
Olá Waldirio.
Tanto a infusão de camomila (e outras plantas medicinais) como o vinho tinto (falemos só do vinho tinto para já, e não de álcool em geral), são extremamente ricos em polifenóis, moléculas orgânicas responsáveis pelo aroma, sabor e odor.
De acordo com estudos com o vinho tinto, estas moléculas, aumentam a sensibilidade das células à insulina, aumentando a eficácia no metabolismo do açúcar e diminuindo a insulina.
Parece-me que o chá de camomila poderá também actuar da mesma maneira, aumentando a eficácia no metabolismo do açúcar.
De notar que estes alimentos servirão para ajudar a controlar os níveis de insulina, de forma mais natural, mas será sempre necessário vigiar estes níveis para evitar entrar em hipoglicémia.
Abraço!
[...] existem várias chás naturais ao qual muitas pessoas já se beneficiam, entre eles está: chá de camomila, chá de canela, chá africano e chá [...]
Pingback & Trackback
} ?>Pingback & Trackback
} ?>Pingback & Trackback
} ?>Leave A Reply Here