9 dos superalimentos mais populares da atualidade

by Miguel Gomes on 17 17Etc/GMT-1 Fevereiro 17Etc/GMT-1 2014

9 dos superalimentos mais populares da atualidade Muito se tem falado sobre superalimentos, e as pessoas ficam muitas vezes confusas sobre quais são os melhores para incluir na sua dieta diária. Há uma grande quantidade desses alimentos com diferentes benefícios para melhorar a saúde geral e o bem estar, e vários estudos científicos comprovam a eficácia destes alimentos na prevenção de algumas doenças.

O que é comum entre estes alimentos é que eles contêm mais antioxidantes do que outros tipos de alimentos. Aprender o que estes alimentos são, como comê-los em quantidades seguras, e o que eles podem fazer pelo nosso organismo é a melhor maneira para as pessoas começarem a incluí-los na sua alimentação.

Mirtilos
Mirtilos são muito ricos em antioxidantes, fibras e vitamina C. Os seus benefícios para a saúde incluem a normalização do movimento intestinal, redução do colesterol e controlo do nível de açúcar no sangue. Também há evidências do seu papel na prevenção do aparecimento de cancro, asma, artrite, doenças cardíacas, doença de Alzheimer e outras doenças neurológicas ligadas ao envelhecimento.

Use mirtilos em iogurtes e saladas de frutas. Podem também ser adicionados a produtos de padaria tais como bolos, pães de canela e croissants.

Um punhado de mirtilos por dia será suficiente para obter os benefícios deste fruto.

Brócolos
Os componentes nutricionais dos brócolos incluem fibras, cálcio, ácido fólico e as vitaminas K e C. A vitamina C é um poderoso agente antioxidante, enquanto a vitamina K mantém o sangue saudável. Fibra ajuda o processo intestinal, e cálcio mantém os ossos fortes. Por fim , o ácido fólico promove o desenvolvimento normal dos bebês dentro do útero das mães grávidas.

O brócolo é um ótimo complemento para pratos vegetarianos. Coza os vegetais por alguns minutos e consuma logo de seguida. Um copo por dia de brócolos cozidos ou crus é suficiente para a sua saúde.

Chá Preto
O chá preto tem um alto teor antioxidante. Ao mesmo tempo que saboreia o seu chá, está também a prevenir o cancro, pressão arterial e inibir o desenvolvimento de osteoporose. O chá preto pode também reduzir o risco de acidente vascular cerebral e doenças cardíacas e aumentar os níveis de fluidos no interior do corpo.

Não há nenhum limite para o consumo de chá.

Espinafres
Os espinafres tem folato, fibras, vitamina A, vitamina K e proteína. Sabe-se que ajuda a manter a memória e a fortalecer o coração.

O espinafre é um alimento fácil de usar e pode utilizar cru em saladas ou misturado em molhos para massas e outros pratos. Uma chávena de espinafres por dia fornece uma ampla oferta de vitaminas e minerais.

Nozes
Entre todos os frutos secos, as nozes têm a maior quantidade de antioxidantes. São também ricas em gorduras polinsaturadas, óleos ómega-3 e vitamina E. Estes compostos ajudam a prevenir o cancro, doenças cardíacas, pressão alta, diabetes e depressão.

É comum comer nozes descascadas, mas também podem ser esmagados ou moídas para serem incluídas em saladas, pratos e sobremesas. Comer oito nozes por dia é suficiente para a nossa dieta.

Bananas

As bananas são grandes fontes de vitamina B6, potássio, hidratos de carbono e antioxidantes. Os seu benefícios directos na saúde são o aumento da oferta de energia para o corpo, a eliminação de radicais livres, proteção das células, diminui os riscos de doenças cardíacas e certos tipos de cancro, redução da pressão arterial e promoção e manutenção da pele e cabelo.

Não há limite para o consumo de bananas, mas evite comer bananas verdes ou demasiado maduras.

Kiwi

O kiwi é nutritivamente denso, com grandes quantidades de vitamina A, vitamina E, fibras, potássio e antioxidantes. Ele neutraliza os radicais livres de forma eficaz e reduz o risco de inflamação, cancro do cólon e da asma. Este fruto também pode corrigir a hiperactividade plaquetária e baixar os níveis de triglicéridos.

É recomendado comer um kiwi por dia.

Linhaça
Estas pequenas sementes contêm antioxidantes, vitaminas do complexo B e ómega-3. A linhaça é um alimento para o cérebro e é um bom preventivo contra o cancro.

Uma colher de linhaça por dia é suficiente para trazer benefícios para a sua saúde. Use de preferência linhaça moída para facilitar a absorção de nutrientes .

Chocolate
O chocolate preto contém um elevado teor de antioxidantes em comparação com muitos sumos de fruta. É conhecido por melhorar o fluxo de sangue para o cérebro e é conhecido para ajudar a melhorar o humor.

Comer um pouco de chocolate preto ao meio da tarde ou usar em produtos de panificação. Dois quadrados de chocolate preto por dia é suficiente.

Conseguir uma boa alimentação e evitar doenças não é impossível. Combinar boas dietas com um estilo de vida saudável e solidez espiritual irá certamente ajudar-nos a ter uma vida melhor.