5 alimentos para incluir na sua dieta

by Miguel Gomes on 1 01Etc/GMT-1 Fevereiro 01Etc/GMT-1 2010

De acordo com algumas pesquisas realizadas nos últimos tempos, alimentos como amendoim, abacate, ovos, café e cogumelos podem não ter o efeito prejudicial que se julgava ter na dieta. Os investigadores descobriram algumas qualidades, que agora promovem esses alimentos a alimentos a incluir na dieta.

Manteiga de Amendoim

Agricultura BiológicaA manteiga de amendoim não é muito usada entre nós, mas até é fácil de encontrar em qualquer hipermercado ou supermercado.

Pensamos nós, mas manteiga de amendoim é rica em gordura e rica em calorias, não é?
Sim, mas os estudos mostram que comer amendoins pode reduzir o risco de doenças coronárias e diminuir o colesterol.

Além disso, estes benefícios não se correlacionam com o ganho de peso esperado de uma dieta rica em alimentos gordurosos.

Abacate

O abacate, tal como o amendoim, tem gordura a mais para ser saudável, certo? Errado.

A gordura do abacate é o melhor tipo de gordura que pode ingerir (monoinsaturada).

É bom sabermos isto, mas há mais… o abacate contém muitos antioxidantes que ajudam a prevenir o cancro. Além disso, actuam em sinergia com outros compostos anticancerígenos que se encontram em alimentos como a alface, cenoura e tomate.

Ovos

Toda gente sabe que não deve consumir ovos numa dieta, porque até têm colesterol, não é? Não.

Afinal, parece que os ovos contêm compostos que ajudam a melhorar memória e diminuir as probabilidades de haver degeneração macular, a principal causa de cegueira.

Além disso tem uma quantidade de calorias relativamente baixa e são ricos em nutrientes, como por exemplo proteínas que ajudam a aumentar a massa muscular e são fáceis de incorporar em qualquer dieta.

Café

Café só serve para dar aquela dose de cafeína, certo? Errado.

Embora algumas pessoas não devam consumir cafeína, há muitos benefícios escondidos para o consumidor de café.

Isto porque têm na sua composição moléculas que têm vindo a demonstrar efeitos benéficos na saúde humana.

De facto, novas pesquisas parecem sugerir que o café pode melhorar a memória, aumentar a eficiência e reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo II.

Cogumelos

Os cogumelos não têm interesse na nossa alimentação, pois são pobres a nível nutritivo, não é? Não.

Os cogumelhos têm um baixo valor calórico, mas muitas pesquisas sugerem que eles melhoram a função imunológica e até diminuem o tamanho de alguns tumores.

Pesquisas mais recentes sugerem que os fungos (os cogumelos) são a única fonte de um recém-descoberto antioxidante chamado L-ergotionina.